Sólida infra-estrutura e advogados
            especializados na área previdenciária.

Lesões da Voz e o INSS
O assunto hoje interessa a todos os professores, locutores, telefonistas, vendedores... Enfim, todas as pessoas que fazem da voz a sua ferramenta de trabalho.
Saiba +
Artigos

Benefício Automático
Publicado no Jornal Comércio da Franca do dia 09/02/2018, Seção Opinião e Debates, pág. 04 (disponível também em http://gcn.net.br/noticias/370737/opiniao/2018/02/beneficio-automatico)
Escrito por: Tiago Faggioni Bachur. Colaboração de Fabrício Barcelos Vieira. Advogados e professores especialistas em Direito Previdenciário



Benefício Automático

(Escrito por TIAGO FAGGIONI BACHUR. Colaborou Fabrício Vieira. Advogados e Professores especialistas em Direito Previdenciário)


 

O possível colapso das agências do INSS acaba impulsionando a concessão automática de benefícios.

 

Recente estudo do INSS, enviado ao Ministério do Planejamento e divulgado pela imprensa no mês passado, alertou sobre uma provável crise no atendimento nas agências do órgão, devido à falta de servidores. Boa parte das agências do INSS têm de 50% a 100% do quadro de pessoal com pedido de aposentadoria. Estima-se que a Previdência precisa de aproximadamente 17 mil novos servidores para suprir a falta de pessoal em todo o país.

 

Tal fato é notório. Filas, que há tempos não se via, passaram a ser frequentes nas agências. Demora no atendimento, com agendamento para determinados serviços, com mais de 6 meses de espera. Acúmulo de serviço por parte dos servidores. Esses são apenas alguns dos problemas vivenciados hoje.

 

Nesse sentido, buscando diminuir a demora, medidas têm sido tomadas. Ora pelo Judiciário, ora pelo próprio INSS. No final do ano passado, uma Instrução Normativa determinou a manutenção automática do auxílio doença, caso o agendamento da prorrogação do benefício ultrapassasse 30 dias.

 

No início desta semana, a Previdência Social anunciou que concederá automaticamente salário maternidade para as trabalhadoras com dados cadastrais atualizados, pois passou a ter acesso aos dados de registro de nascimento dos cartórios do país. Em outras palavras, ao registrar o nascimento da criança, se tudo estiver em ordem, a segurada passará a receber o referido benefício.

 

A aposentadoria por idade também é automática, desde o ano passado, quando os dados estão corretos. O segurado irá receber carta do INSS, devendo confirmar se aceita ou não o benefício. Os próximos benefícios que ficarão automáticos serão a aposentadoria por tempo de contribuição e o seguro defeso.

 

No entanto, não basta querer reduzir filas nas agências do INSS. É necessário que sejam adotadas medidas eficazes (com pessoal suficiente e qualificado), pois, caso contrário, ao invés de diminuir, aumentar-se-á o serviço e as filas – quase sempre, na mesma proporção em que aumentarão as demandas na Justiça contra a Previdência Social.




Voltar


Rua Couto Magalhães, nº 1846 e nº 1850
Centro - Franca/SP - CEP 14400-020
Fone (16) 3403-3468 - 3025-0503

Todos os direitos reservados
Desenvolvido por